Passo a passo: Decoupage em tela com guardanapo

Padrão

Hoje eu trago a decoupage em tela com guardanapo. Escolhi um guardanapo com a estampa de café, que acho bem bonita e que já serviu para eu fazer uma bandeja que se encontra à venda aqui, na seção Produtos.

Peguei uma tela que minha filha me deu. Criança vive querendo jogar coisas fora. São mil brinquedos, mil coisinhas que vão se acumulando. Então, nesta nova arrumação ela resolveu que não queria algumas telinhas que serviram de suporte para a sua criatividade. Já utilizei uma para fazer uma tela em acrílica. Vocês podem ver no link Galeria de Fotos, na subpágina Telas em Acrílica. Com esta nova tela resolvi fazer a decoupage com guardanapo. Abaixo vocês conferem a pintura da minha pequena.

telinha

Para este trabalho eu utilizei:

Tela 20 x 20

Pincel macio

Cola para decoupage com papel

Rolo de espuma

Silicone líquido

Relevo transparente

Lixa Condor

Guardanapo com estampa de café

Grãos de café

Verniz acrílico brilhante

Tinta acrílica na cor sépia

PASSO 1

passo1a  passo1b

Como sempre, vamos preparar a peça primeiro. Passei duas demãos de base acrílica intercalando a secagem. Em seguida utilizei a lixa da Condor, que parece uma esponja, para dar uma alizada. Ela é bem maleável e dá para fazer muitos trabalhos. Depois passei mais uma demão de tinta PVA branca. É importante que a tela fique branquinha, caso contrário a cor de fundo vai aparecer quando colarmos o guardanapo. Lembre que ele é bem fininho e que vamos utilizar apenas a parte estampada. As outras duas podem servir para llimpar o pincel ou algo assim. Tudo deve ser aproveitado!

PASSO 2

passo22

Retire as folhas do guardanapo e fique com a parte que será usada. Passe a cola, centralize o papel e vá passando o rolo devagar para esticá-lo. Passe do centro para fora para que o guardanapo fique esticadinho. Algumas ruguinhas podem aparecer, mas isso é normal, já que o guardanapo é bem fino e o contato com a cola pode ocasionar enrugamento*. Passe uma demão de cola por cima do guardanapo já fixado para que a peça impermeabilize. Espere secar.

PASSO 3

passo33

Depois de seco, utilize a lixa de unha e retire o excesso. Sempre passe a lixa com cuidado, de cima para baixo.

PASSO 4

passo4a  passo4b

Agora, vamos aos detalhes. Passei o relevo transparente em cima dos nomes que aparecem no guardanapo e de alguns detalhes da estampa. Quando molhado, o relevo é esbranquiçado, mas à medida que vai secando torna-se transparente e dá um efeito bem legal. Depois colei alguns grãos de café com o silicone líquido.

PASSO 5

passo5a  sso5b

Passe a tinta acrílica na cor sépia nas laterais. Você pode passar a tinta antes de colar o guardanapo, assim evita que o papel seja borrado. Espere secar e passe o verniz na peça toda.

PEÇA PRONTA

peçapronta

Você pode colocar na parede de um barzinho, na cozinha ou onde a sua imaginação quiser. Com as laterais pintadas você já pode pendurar a telinha, mas quero colocar uma moldura na cor tabaco com um vidro. Acho que vai ficar ainda mais bonito.

É isso. Espero que tenham gostado e não esqueçam de mandar sugestões para mim!!!!!!!

* Não testei ainda, mas vi um vídeo com caixa de mdf. Quem quiser deixar o guardanapo de decoupage bem lisinho deve colocar o papel na caixa, depois colocar uma fralda ou pano macio em cima e passar ferro. Pelo vídeo fica lisinho, esticadíssimo. Mas pesquisem mais sobre antes de testar.

Sobre Sandro Caldas Pina

Meu nome é Alessandro Caldas Pina, assino Sandro Caldas Pina, mas podem me chamar de Sandro. Sou jornalista, de Salvador, e descobri em dezembro de 2011 que podia pintar e fazer artesanato. Fiz minha primeira exposição em agosto de 2012 e pouco tempo depois produzi minha primeira caixa em mdf. Concluí que, independente do que eu faça na vida, a pintura e o artesanato são o que realmente me fazem feliz. Este site foi criado para falar de pintura e artesanato, além de assuntos relacionados, como decoração e design, por exemplo. Vai conter dicas, passo a passo, endereços de lojas (de Salvador principalmente) especializadas, artigos, indicações de blogs e bricolagens em geral. Ou seja, um espaço que gira em torno desse universo tão pessoal que chamamos LAR e que tem a nossa cara. Claro, como qualquer pessoa que precisa ganhar a vida, no Ateliê Caldas Pina você vai encontrar trabalhos meus que poderão ser comprados. Você entra em contato comigo via e-mail, pede e marcamos a entrega. Caso você seja de outra cidade, estado ou mesmo de outro país também poderá pedir o seu, claro. A entrega será feita via Correios. Você pode pedir um produto disponível na Galeria ou mesmo encomendar algo pessoal, um trabalho feito especialmente para você, seja um quadro ou um trabalho em mdf. As fotos de todos os trabalhos estão na Galeria, mas os disponíveis para a compra imediata estão no link Produtos. Quero dizer a todos que não sou designer, decorador, arquiteto, nem nada disso. Sou apenas alguém que ama esse universo, além de estar no início desse mundo maravilhoso das artes plásticas e do artesanato. Tenho muito a aprender, sem dúvida! Preciso da ajuda de todos para que o site cresça em conteúdo e qualidade. Beijos e abraços em todos!!!

»

  1. oi bom dia, entrei aqui procurando como consertar um trabalho que fiz e usei o verniz vitral DEMAIS e estraguei meu trabalho, querendo saber como reparar o erro descobri voce e estas coisas lindas para aprender. Muito obrigada e estarei vindo por aqui para APRENDER MAIS. Sucessos.

Deixe um comentário

