Passo a passo: Porta-maquiagem Tulipas

Padrão

Neste primeiro passo a passo do Ateliê vou mostrar um porta-maquiagem (que pode ser também um porta-joias, caso você decida). Vou ensinar como fazer, dando dicas em cada etapa. Apenas me favoreçam com um desconto, já que as fotos não são nada profissionais..rs. Vamos lá!!!

PASSO 1

passo1

Neste passo você vai desmontar a peça tirando os parafusos dela. Guarde em um potinho ou saquinho, algo assim. Depois passe uma base na caixa. Como vou pintar a caixa de branco, a base é branca, assim a caixa já ganha uma cor também. Espere secar. Depois dessa primeira demão de base, lixe a peça e passe outra demão. Eu fiz assim, mas você já pode passar para a tinta branca depois dessa primeira demão. IMPORTANTE: nunca lixe a peça sem passar a base, porque o pó que sai do mdf é tóxico. DICA: cores brancas precisam de base branca. Cores escuras pedem uma base transparente.

PASSO 2

passo2

Notem que o rapaz começou a peça na varanda e já pulou para a cozinha. Apesar do nome do site, ainda não possuo um ateliê…rs. Pois bem. Já dei minhas duas demãos de base de depois mais duas demãos de branco. Eu usei a tinta PVA. Ela é bem legal para o artesanato, mas você pode usar a tinta acrílica. DICA: passe a tinta e depois o rolo para uniformizar a pintura, não deixar as marcas do pincel. Observem que a caixa já está com um branco bem encorpado. Sim, eu tento não melar a mesa da cozinha, então coloco esse encerado, oras. O material para a próxima etapa é: guardanapo para decoupage, cola para decoupage em papel, rolo de espuma, tesoura, lixa de unha e pincel.

VEJA ISSO

veja isso

O guardanapo para decoupage é bem fininho. Você tem que retirar duas camadas e ficar com a parte estampada. Realmente é uma casquinha de empada, bem fininha e tem que ser manipulada com cuidado.

PASSO 3

passo3

Depois de abrir o guardanapo e escolher como ele deve ficar na caixa (aqui estou fazendo as laterais), recorte o guardanapo. Passe a cola na caixa e delicadamente ajuste o papel, passe o rolo de espuma para esticar o papel. Sim, um rolo para pintura e outro para fazer isso. Se você usar o mesmo rolo vai melar o papel, né? E se você for lavar, o rolo não vai secar assim tão rápido. Depois de passar o rolo no papel, passe outra camada de cola por cima do guardanapo para impermeabilizar e passe o rolo novamente para tirar o excesso. Espere dar uma secada para passar para os outros lados.

foto depois passo 3

Aqui estou passando o rolo na tampa.

PASSO 4

passo4

Nessa etapa você vai usar a lixa de unha nas laterais (e na tampa também, que já foi feita na foto de cima), de forma delicada, raspando o excesso de papel para dar o acabamento.

PASSO 5

passo5

Depois de retirar todo o excesso de papel e esperar secar a cola, passe o verniz. Nessa caixa eu passei dentro também, mas não é obrigatório. Apenas não passe verniz nas bordas onde a tampa e o corpo da caixa vão se encontrar na hora de ser fechada, senão gruda!

CAIXA PRONTA

caixa pronta

Parafuse a tampa e o retângulo onde o espelho fica, na parte de dentro. Eu enfeitei as laterias da tampa com essa pedraria que tem forma de gota e que me pareceu semelhante às tulipas.

Aqui a caixa aberta. Ela não vem com o espelho, tive que comprar.

Tulipas Dentro

Então é isso. Caixa pronta. Encomenda para uma garota linda chamada Leda di Gregório.

Caso vocês não encontrem esse mesmo modelo, nem o mesmo guardanapo, existe uma infinidade de possibilidades. Utilize as dicas e faça a sua, seja um porta-maquiagem ou não.

Sobre Sandro Caldas Pina

Meu nome é Alessandro Caldas Pina, assino Sandro Caldas Pina, mas podem me chamar de Sandro. Sou jornalista, de Salvador, e descobri em dezembro de 2011 que podia pintar e fazer artesanato. Fiz minha primeira exposição em agosto de 2012 e pouco tempo depois produzi minha primeira caixa em mdf. Concluí que, independente do que eu faça na vida, a pintura e o artesanato são o que realmente me fazem feliz. Este site foi criado para falar de pintura e artesanato, além de assuntos relacionados, como decoração e design, por exemplo. Vai conter dicas, passo a passo, endereços de lojas (de Salvador principalmente) especializadas, artigos, indicações de blogs e bricolagens em geral. Ou seja, um espaço que gira em torno desse universo tão pessoal que chamamos LAR e que tem a nossa cara. Claro, como qualquer pessoa que precisa ganhar a vida, no Ateliê Caldas Pina você vai encontrar trabalhos meus que poderão ser comprados. Você entra em contato comigo via e-mail, pede e marcamos a entrega. Caso você seja de outra cidade, estado ou mesmo de outro país também poderá pedir o seu, claro. A entrega será feita via Correios. Você pode pedir um produto disponível na Galeria ou mesmo encomendar algo pessoal, um trabalho feito especialmente para você, seja um quadro ou um trabalho em mdf. As fotos de todos os trabalhos estão na Galeria, mas os disponíveis para a compra imediata estão no link Produtos. Quero dizer a todos que não sou designer, decorador, arquiteto, nem nada disso. Sou apenas alguém que ama esse universo, além de estar no início desse mundo maravilhoso das artes plásticas e do artesanato. Tenho muito a aprender, sem dúvida! Preciso da ajuda de todos para que o site cresça em conteúdo e qualidade. Beijos e abraços em todos!!!

»

Deixe um comentário

