Luís Moreira

Padrão

Luis Moreira

Hoje eu trago para vocês o artesão Luís Moreira. Nascido em Rafard, interior de São Paulo, o artesanato sempre fez parte do interesse do artista. A primeira peça pintada foi um caminho de mesa. Como não tinha pincéis, ele improvisou. Pegou dois caninhos de antena de TV e crina de cavalo. Montou seus pincéis, pintou, e deu o objeto de presente para a sua mãe. Nas palavras dele, o caminho de mesa saiu horrível, mas até hoje é guardado por sua mãe como um objeto de arte.

Com o passar do tempo, Moreira trabalhou em outras atividades, inclusive como químico durante anos em uma indústria açucareira. Abriu dois comércios que também não deram certo devido ao plano econômico vigente no país na época. Enquanto isso sempre se dedicou à pintura, mas sem pretensões de viver daquilo.

Foi na cidade de Capivari, outro município do interior de São Paulo, que uma amiga o convidou para dar aulas em uma escola e loja de artesanato. Luís já estava desenvolvendo sua técnica de pintura em tecido molhado. Foi esta técnica que atraiu as alunas e o resto é história. De sucesso!

Alguns trabalhos de Luís:

l1 luis-moreira

Quando li a biografia de Luís em seu site me identifiquei, porque sei que é justamente por amor que algumas pessoas nos alertam sobre as dificuldades de trilhar determinado caminho. É preciso provar que é possível aliar amor pelo que se faz ao sustento. Como tenho pouco mais de um ano de pintura e artesanato, estou na infância do processo. Quando li que Luís improvisou  pincéis com antena de TV e crina de cavalo, lembrei que fiz um pincel leque com palito de churrasco e cerdas de uma vassoura de brinquedo. Isso me emociona mesmo!

Quem quiser conhecer mais a história de Luís Moreira, mais objetos produzidos por ele, além de baixar aulas gratuitas, pode entrar no site http://www.luismoreira.com.br.

Abaixo, um vídeo para que vocês vejam o artesão em ação no programa Mulher.com . Uma aula muito interessante!

Anúncios

Sobre Sandro Caldas Pina

Meu nome é Alessandro Caldas Pina, assino Sandro Caldas Pina, mas podem me chamar de Sandro. Sou jornalista, de Salvador, e descobri em dezembro de 2011 que podia pintar e fazer artesanato. Fiz minha primeira exposição em agosto de 2012 e pouco tempo depois produzi minha primeira caixa em mdf. Concluí que, independente do que eu faça na vida, a pintura e o artesanato são o que realmente me fazem feliz. Este site foi criado para falar de pintura e artesanato, além de assuntos relacionados, como decoração e design, por exemplo. Vai conter dicas, passo a passo, endereços de lojas (de Salvador principalmente) especializadas, artigos, indicações de blogs e bricolagens em geral. Ou seja, um espaço que gira em torno desse universo tão pessoal que chamamos LAR e que tem a nossa cara. Claro, como qualquer pessoa que precisa ganhar a vida, no Ateliê Caldas Pina você vai encontrar trabalhos meus que poderão ser comprados. Você entra em contato comigo via e-mail, pede e marcamos a entrega. Caso você seja de outra cidade, estado ou mesmo de outro país também poderá pedir o seu, claro. A entrega será feita via Correios. Você pode pedir um produto disponível na Galeria ou mesmo encomendar algo pessoal, um trabalho feito especialmente para você, seja um quadro ou um trabalho em mdf. As fotos de todos os trabalhos estão na Galeria, mas os disponíveis para a compra imediata estão no link Produtos. Quero dizer a todos que não sou designer, decorador, arquiteto, nem nada disso. Sou apenas alguém que ama esse universo, além de estar no início desse mundo maravilhoso das artes plásticas e do artesanato. Tenho muito a aprender, sem dúvida! Preciso da ajuda de todos para que o site cresça em conteúdo e qualidade. Beijos e abraços em todos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s