Arte francesa – Menina rezando

Padrão

Hoje eu trago um passo a passo em arte francesa. Uma técnica muito legal, com um resultado muito bonito. Minha primeira tela em arte francesa foi para a minha filha, mas desconfio que eu fiz mesmo é uma tela em 3D, já que a arte francesa é a técnica na qual imagens iguais são sobrepostas para criar um efeito que salta da tela. Claro, não deixa de ser 3D, mas na arte francesa temos vários planos e não somente um.

Bom, vamos aos passos.

PASSO 1

100120131061 100120131062

Primeiro é selar a peça. Como vou usar cores claras, passei a base branca duas vezes intercalando a secagem. depois passei mais duas demãos de tinta PVA branca para deixar a peça bem encorpada, branquinha. Esse pincel maior, com cabo laranja, eu usei para dar uma varrida na peça, já que ela vem sempre com um pozinho. Depois de dar as demãos de base, lixe a peça e limpe.

PASSO 2

120120131075

Depois de passar o branco eu comecei a pintura. Na parte externa eu usei o Rosa Penélope da Daiara e dentro o Rosa Menina, também da Daiara. Notem esses arabescos em alto relevo. Eu esqueci de tirar a foto, mas usei uma tinta relevo branca, esperei secar, e passei o rosa por cima.

PASSO 3

120120131074  110120131067

Na primeira imagem está o papel que escolhi. Achei esse papel bem bonito. O legal é você pegar um mínimo de 5 folhas para que o trabalho saia bem bonito, já que serão diversas camadas. A primeira sempre é o papel inteiro, colado no fundo. Não passe uma quantidade excessiva de cola porque o papel enruga muito. Depois de prendê-lo, passe um pano macio por cima para tirar as bolhas de ar que surgirem. Aí depois é você utilizar as outras folhas para criar as camadas. Neste trabalho eu usei 8 folhas. Na outra imagem eu comecei a recortar as cortinas. É um trabalho minucioso, que tem de ser feito com calma e tempo, mas é muito gostoso!

PASSO 4

130120131077

Depois de colar os elementos, na última imagem a ser colada de cada gravura, utilize um boleador. O boleador deixa a figura arredondada, dando um efeito bem legal. Vire a figura (essa é a cortina) em cima de um lugar macio e passe o instrumento. Depois cole. Para sobrepor as imagens utilize pedaços de isopor ou outro material, como fita banana por exemplo. Caso utilize o isopor (como eu neste trabalho), não cole-o com com a cola à base de água porque vai fazer bolha. Passe o silicone, que não tem água. Recorte vários pedaços de isopor para prender na figura e depois cole a outra por cima. Assim vão surgindo as camadas em relevo.

PEÇA PRONTA

AF- Menina Rezando

Depois de sobrepor todas as imagens, eis a peça pronta. Pintei umas flores dentro e fora. Passei o verniz na parte exterior e pronto. Infelizmente a foto não mostra o relevo de forma tão explícita quanto de perto, já que a fotografia achata a imagem. Mas acho que é possível perceber de leve, né?

É isso. Espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida é só escrever ou ligar!!!

Abraços em todos!

Sobre Sandro Caldas Pina

Meu nome é Alessandro Caldas Pina, assino Sandro Caldas Pina, mas podem me chamar de Sandro. Sou jornalista, de Salvador, e descobri em dezembro de 2011 que podia pintar e fazer artesanato. Fiz minha primeira exposição em agosto de 2012 e pouco tempo depois produzi minha primeira caixa em mdf. Concluí que, independente do que eu faça na vida, a pintura e o artesanato são o que realmente me fazem feliz. Este site foi criado para falar de pintura e artesanato, além de assuntos relacionados, como decoração e design, por exemplo. Vai conter dicas, passo a passo, endereços de lojas (de Salvador principalmente) especializadas, artigos, indicações de blogs e bricolagens em geral. Ou seja, um espaço que gira em torno desse universo tão pessoal que chamamos LAR e que tem a nossa cara. Claro, como qualquer pessoa que precisa ganhar a vida, no Ateliê Caldas Pina você vai encontrar trabalhos meus que poderão ser comprados. Você entra em contato comigo via e-mail, pede e marcamos a entrega. Caso você seja de outra cidade, estado ou mesmo de outro país também poderá pedir o seu, claro. A entrega será feita via Correios. Você pode pedir um produto disponível na Galeria ou mesmo encomendar algo pessoal, um trabalho feito especialmente para você, seja um quadro ou um trabalho em mdf. As fotos de todos os trabalhos estão na Galeria, mas os disponíveis para a compra imediata estão no link Produtos. Quero dizer a todos que não sou designer, decorador, arquiteto, nem nada disso. Sou apenas alguém que ama esse universo, além de estar no início desse mundo maravilhoso das artes plásticas e do artesanato. Tenho muito a aprender, sem dúvida! Preciso da ajuda de todos para que o site cresça em conteúdo e qualidade. Beijos e abraços em todos!!!

Deixe um comentário

