Closonet com lírios

Padrão

Antes, o que é closonet? Simplesmente: preenchimento. Uma técnica muito utilizada para fazer joias. Mas como tudo no mundo da arte, do artesanato, do designer…como tudo que lida com criatividade, a boa mistura sempre resulta em algo novo e belo. Foi o caso dessa tela que fiz com a técnica já mencionada.

Lírios Verniz Vitral

OBS: Espero que vocês achem bela! rs.

Pessoal, é bem simples, não precisa ser um grande desenhista. O que você vai fazer é pegar um risco, pode ser pela internet, caso você não desenhe bem, passar para a tela com carbono. Depois contornar o risco com a tinta que preferir. Eu usei a ouro em bisnaga da Acrilex. Pegue a tinta acrílica e coloque em uma bisnaga vazia. Depois vá contornando todo o risco. Espere secar.

250420131361bis

bisnagas

A tinta que vai entrar na bisnaga vazia tem que ser esta para tela por causa da sua consistência.

Depois com um pincel redondo, que carrega uma quantidade maior de tinta, neste caso verniz vitral, vá despejando o verniz, como que formando uma piscininha de verniz. Neste caso eu usei laranja no centro, depois vermelho e nas pontas preto. Para o pistilo, essas bolinhas no centro da flor, eu usei amarelo cádmio. Nas folhas, usei verde folha. O clareamento das bordas das folhas foi feito com verniz incolor, que mesclado ao verde, produz a luz.

imageseditor_vernizvitral

Esse é Tigre, mas pode ser qualquer marca: Keramik, Condor, etc.

Esse é Tigre, mas pode ser qualquer marca: Keramik, Condor, etc.

É isso, pessoal. Sei que este passo a passo careceu de mais fotos para ilustrar a técnica. Eu estava tão concentrado fazendo a peça ontem (24) que acabei não registrando tudo. Tirei foto apenas da tela e do risco. As imagens restantes são da web. Para quem quiser saber mais sobre a técnica assista a vídeos no you tube. Tomei contato com a técnica vendo vídeos de Mauro Tavares, um artesão que admiro muito. Pode procurar. Inclusive a ideia desta tela partiu de uma sugestão dele.

OBS2: O verniz vitral da Gato Preto é à base de água. Eu prefiro muito mais, já que não me dou bem com o cheiro do solvente. Só usei este porque não tive como comprar os da Gato Preto quando fui à loja.

OBS3: Peça este mesmo risco de lírios escrevendo para falecom@gatopreto.com.br. Eles enviam rapidamente.

Sobre Sandro Caldas Pina

Meu nome é Alessandro Caldas Pina, assino Sandro Caldas Pina, mas podem me chamar de Sandro. Sou jornalista, de Salvador, e descobri em dezembro de 2011 que podia pintar e fazer artesanato. Fiz minha primeira exposição em agosto de 2012 e pouco tempo depois produzi minha primeira caixa em mdf. Concluí que, independente do que eu faça na vida, a pintura e o artesanato são o que realmente me fazem feliz. Este site foi criado para falar de pintura e artesanato, além de assuntos relacionados, como decoração e design, por exemplo. Vai conter dicas, passo a passo, endereços de lojas (de Salvador principalmente) especializadas, artigos, indicações de blogs e bricolagens em geral. Ou seja, um espaço que gira em torno desse universo tão pessoal que chamamos LAR e que tem a nossa cara. Claro, como qualquer pessoa que precisa ganhar a vida, no Ateliê Caldas Pina você vai encontrar trabalhos meus que poderão ser comprados. Você entra em contato comigo via e-mail, pede e marcamos a entrega. Caso você seja de outra cidade, estado ou mesmo de outro país também poderá pedir o seu, claro. A entrega será feita via Correios. Você pode pedir um produto disponível na Galeria ou mesmo encomendar algo pessoal, um trabalho feito especialmente para você, seja um quadro ou um trabalho em mdf. As fotos de todos os trabalhos estão na Galeria, mas os disponíveis para a compra imediata estão no link Produtos. Quero dizer a todos que não sou designer, decorador, arquiteto, nem nada disso. Sou apenas alguém que ama esse universo, além de estar no início desse mundo maravilhoso das artes plásticas e do artesanato. Tenho muito a aprender, sem dúvida! Preciso da ajuda de todos para que o site cresça em conteúdo e qualidade. Beijos e abraços em todos!!!

Deixe um comentário

