Design + Artesanato – O caminho brasileiro

Padrão

Resolvi criar uma nova categoria para o site, já que trata-se de um livro que tem tudo a ver com o universo do Ateliê Caldas Pina: artesanato e design. Sempre que eu ler um livro cujo tema tenha a ver com a proposta deste site, farei uma resenha. Este mesmo texto estará em meu outro espaço, o Vinil Digital (clique aqui). Quem quiser conhecê-lo, ficarei muito feliz.

Então, vamos lá!

design_artesanato_capa_verniz_baixa-1

Estava eu na Livraria Cultura, que ultimamente é quase a extensão de minha sala, lendo um livro na seção de Artes, aí meu olho bateu neste ‘Design + Artesanato – O caminho brasileiro’, de Adélia Borges. Pronto. Peguei o livro, dei um rápida passada por suas páginas e texto e me apaixonei. Como o livro custa R$ 100,00, tinha que ser lido ali mesmo. Durante três dias bati ponto na Cultura.

O livro de Adélia propõe uma reflexão sobre o união entre o artesanato e o design, sugerindo que as duas partes podem contribuir para a evolução mútua. Em um país que valoriza muito mais o intelecto do que o fazer manual, foi muito importante conhecer as histórias desse livro e a variedade do artesanato produzido no país.

A definição de artesanato que norteia a obra é aquele tradicional, feito com matéria-prima natural, própria da região, retirada da natureza e que traduz os costumes e saberes da localidade. O artesanato praticado em países como Estados Unidos, por exemplo, está relacionado com um saber mais formal, até acadêmico, e destinado a camadas com maior poder aquisitivo, adquiri até status de arte. Bem diferente do que é artesanato para nós.

Valorização do artesanato

Um dia desses tentei fazer uma parceria com uma conceituada loja paulista, dessas que vemos em Casa Cláudia, mas obtive uma resposta que me deixou com pulgas atrás da orelha, embora o tom tenha sido amigável e gentil.  O e-mail, que obviamente era um texto pronto a ser enviado a quem propusesse parceria, disse que no momento não era possível porque a loja estava interessada em produtos “menos artesanais, mais “modernos” e “originais”. Uma visão que permeia muitos setores, mas felizmente não todo o mercado e profissionais da arquitetura e design.

Lendo o livro você descobre, para quem não sabia como eu, que no segmento de moda marcas como Ellus, Zoomp, M. Officer, entre outras, utilizam componentes artesanais em seus processos. Cada vez mais decoradores incorporam aos seus projetos objetos artesanais que são verdadeiras peças de design. Então, como não pensar que o intelecto não está envolvido na criação de um objeto desses? Abaixo, vocês podem ver uma peça que ganhou um prestigiado prêmio de design alemão e que foi confeccionada por uma artesã, claro, brasileira. A outra imagem mostra a famosa cadeira dos prestigiados irmãos Campana, que utiliza bonecas artesanais.

download

livro_adelia_borges_10

Quero terminar este texto com algumas frases retiradas do livro.

Lina Bo Bardi, grande defensora do artesanato, diz:

“…queria que o Brasil tivesse uma indústria a  partir do seu artesanato, a partir das habilidades que estão nas mãos do povo, do olhar da gente com originalidade…”

E mais:

“…o mundo do consumo como alguma coisa que tivesse ressonância em nosso coração…”

Um livro muito bonito em todos os sentidos!

 

Sobre Sandro Caldas Pina

Meu nome é Alessandro Caldas Pina, assino Sandro Caldas Pina, mas podem me chamar de Sandro. Sou jornalista, de Salvador, e descobri em dezembro de 2011 que podia pintar e fazer artesanato. Fiz minha primeira exposição em agosto de 2012 e pouco tempo depois produzi minha primeira caixa em mdf. Concluí que, independente do que eu faça na vida, a pintura e o artesanato são o que realmente me fazem feliz. Este site foi criado para falar de pintura e artesanato, além de assuntos relacionados, como decoração e design, por exemplo. Vai conter dicas, passo a passo, endereços de lojas (de Salvador principalmente) especializadas, artigos, indicações de blogs e bricolagens em geral. Ou seja, um espaço que gira em torno desse universo tão pessoal que chamamos LAR e que tem a nossa cara. Claro, como qualquer pessoa que precisa ganhar a vida, no Ateliê Caldas Pina você vai encontrar trabalhos meus que poderão ser comprados. Você entra em contato comigo via e-mail, pede e marcamos a entrega. Caso você seja de outra cidade, estado ou mesmo de outro país também poderá pedir o seu, claro. A entrega será feita via Correios. Você pode pedir um produto disponível na Galeria ou mesmo encomendar algo pessoal, um trabalho feito especialmente para você, seja um quadro ou um trabalho em mdf. As fotos de todos os trabalhos estão na Galeria, mas os disponíveis para a compra imediata estão no link Produtos. Quero dizer a todos que não sou designer, decorador, arquiteto, nem nada disso. Sou apenas alguém que ama esse universo, além de estar no início desse mundo maravilhoso das artes plásticas e do artesanato. Tenho muito a aprender, sem dúvida! Preciso da ajuda de todos para que o site cresça em conteúdo e qualidade. Beijos e abraços em todos!!!

Deixe um comentário

